| Marcolinando foi criado em Paris, em 2011, por Douglas Marcolino e Célia Neusa : ele acordeonista, nascido em Pernambuco (tendo crescido em Alagoas) e ela cantora e percussionista, natural da cidade-luz (Paris).
Ambos são filhos de músicos profissionais nordestinos que os fizeram ingressar no universo dos sons desde a mais tenra infância.Todos dois iniciaram, ainda jovens, suas carreiras nos conjuntos musicais dos pais respectivos.
Douglas Marcolino, jovem virtuose do acordeom, tem sido sistematicamente convidado para representar o Brasil em festivais europeus dedicados ao instrumento : de Portugal à Noruega, passando pela França, Bélgica, Inglaterra, entre outros. Alem da musica brasileira e desde que reside em Paris, o acordeonista convive com outras sonoridades : musica francesa, jazz e repertorio internacional.
Célia Neusa, paralelamente ao estudo das percussões e especialmente o pandeiro, estudou canto durante seis anos, seguindo as aulas da professora Adriana Pedrolo. Ela estudou, igualmente, improvisação musical com o maestro Julio Pardo. Ela canta em francês, português e espanhol. Sua presença cênica e expressão corporal são facilitadas por dez anos de pratica de dança : afro e modern-jazz.
Com a cumplicidade das fadas musicais, se conheceram, evidentemente, durante um show em Paris, onde se apresentava, com a orquestra do pai, a futura esposa e parceira. O conjunto Marcolinando é o fruto dessa bela historia de paixão artística e sentimental.
O universo musical da dupla começa na musica do Nordeste. Segue o contato com outros estilos musicais brasileiros (samba, choro, bossa-nova, etc.), caminhando também através a canção francesa.
Marcolinando se apresenta tanto em duo, como acompanhado de outros músicos (prioritariamente bateria e contra-baixo, ou mais). Todos os instrumentistas acompanhantes são recrutados no mundo do jazz.
As performances de Marcolinando são sempre sinônimo de ambiente caloroso e qualidade musical. |